Núcleo Jovem Engenheiro

Workshop: “Engenharia de Manutenção – Inspeção de pontes e viadutos”

No sábado, 29/06/19, realizamos o workshop: “Engenharia de Manutenção – Inspeção de pontes e viadutos”, com o objetivo de demonstrar como são feitas as inspeções, quais parâmetros e legislações são utilizados, de quem é a responsabilidade pelas atividades nas obras de arte de São Paulo e qual o campo profissional de atuação do engenheiro neste mercado. A atividade, que aconteceu na sede do sindicato do SEESP, na capital paulista, contou com apoio do Instituto Mauá de Tecnologia, da Brasil Sustentável Editora e da Mottainai TEC.

Durante a abertura, Marcellie Dessimoni, coordenadora geral do Núcleo Jovem, ressaltou a importância do evento, o primeiro deste tipo realizado pela equipe de coordenação do NJE. Ela abordou a nova edição do Cresce Brasil – Engenharia de Manutenção, publicação técnica da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), “fruto de intensos debates com a categoria, demonstrando a necessidade da engenharia estar cada vez mais unida para contribuir com o desenvolvimento do País, tornando-se protagonista”, afirmou.

Quem conduziu a palestra principal do workshop foi o professor da Escola de Engenharia Mauá, Marcos Monteiro, especialista na área. 

Na visão dele, são muitos os fatores que fazem com que a engenharia de manutenção no Brasil esteja tão atrasada em relação a outros países. “Não temos a cultura da manutenção e não temos verba pública destinada exclusivamente para a isso”, ele afirmou. Durante o workshop, o engenheiro abordou conteúdo técnico sobre manutenção de pontes e viadutos. “O Brasil possui tecnologia e capacidade de sobra para realizarmos um trabalho de excelência nessa área”, concluiu.

Após a palestra técnica, Claudia Saleme, executiva na área de sustentabilidade, desenvolveu a intitulada “Dinâmica do sorriso” com o grupo, em que deixou aos participantes a reflexão sobre o Movimento Nacional pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tema este que está na pauta dos docentes, segundo ela.

Para Ygor Henrique, coordenador do NJE, o evento foi um marco para o Núcleo Jovem Engenheiro, do qual faz parte. “Acreditamos que a mudança tem que partir de nós, percebendo a importância da manutenção no nosso cotidiano. É preciso ter apreço e cuidado não só pelas pontes e viadutos, mas por tudo que nos é concedido, a saúde, casa, as relações, a nossa cidade. Isso é manutenção! Tudo que a gente cuida e tem apreço dura mais”, relatou Dessimoni.

Fonte: http://www.seesp.org.br/site/index.php/comunicacao/noticias/item/18373-nucleo-jovem-engenheiro-aborda-manutencao-em-palestra-tecnica

galeria de fotos

DEPOIMENTOS

O que os participantes acharam do evento?!

Eng. Igor Marcelo Endo e Souza CREA 5070461388

"Um workshop sensacional, tendo como palestrante o Professor Eng. Marcos Monteiro ao qual tive a honra de conhecer num outro curso que havia feito de estruturas. Não poderia ter alguém de tanta qualificação e entendimento como este. Que certamente nos enriqueceu em conhecimento."

Guilherme Quenca Padilha Engenheiro Civil

Quer participar do NJE?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *